Mídia Bananeira

Já se gastou muita tinta sobre o papel da mídia bananeira nos golpes e sabotagens à democracia. Ninguém tem dúvidas de que ela tem um histórico de atuar neste sentido. Mas não como um ator político autônomo. Ela é só um instrumento da elite econômica neocolonial, a porta-voz dos interesses dessa elite, o seu diário oficial. A cobertura é geralmente tendenciosa. Vez por outra dá voz ao contraditório, mas é só um engodo para dar a aparência de uma prática jornalista honesta. Tudo o que ela não é.

A recente entrevista do Presidente foi, de forma escancarada, ilustrativa dessa forma de atuar. Quando o Presidente se queixou da perseguição judicial que sofreu, a entrevista foi editada para, de forma pouco dissimulada, chamá-lo de mentiroso, negando todo o lawfare que o jornalismo daquela organização defendeu durante todo o processo da lava-jato. E sem qualquer direito a réplica. Pior: a parte da entrevista em que o presidente defendeu a ampliação da isenção do imposto para os mais pobres e o aumento da taxação dos mais ricos foi….OMITIDA. Desde a fatídica edição do debate de 1989 que não víamos canalhice igual.

Não poderia haver forma mais didática de demonstrar como a elite econômica bananeira é cruel, torpe, vil, repugnante e neoescravocrata.

Aquilo que sempre foi claramente exposto nos editoriais dos grandes jornais, se travestiu de matéria jornalística de envergonhar qualquer profissional que tenha compromisso com a ética e a honestidade intelectual.

O contorcionismo dos jornalistas e especialistas convidados da grande mídia é impressionante A isenção de imposto de renda para quem ganha até cinco mil reais vira algo que pode prejudicar a economia, assim como a taxação dos dividendos e lucros dos super-ricos. Taxas de juros absurdas são vistas como algo positivo para equilibrar a contas do país, bem como a supressão direitos trabalhistas, a privatização de empresas lucrativas e a inviabilização da aposentadoria para os mais pobres (que vão contribuir até morrer, sem usufruir). Desde a escravidão o comportamento da elite bananeira é o mesmo. Deplorável. Apoiaram o neofascismo do Bozo e estão prontas para apoiá-lo de novo ou outro do mesmo naipe, como bem demonstrou a pesquisa feita recentemente entre os farialimers.

Até 2026, esse comportamento das grandes corporações de mídia só vai piorar.